Resenha: #GIRLBOSS de Sophia Amoruso

By Letícia Costa - maio 31, 2017

Talvez você já tenha ouvido falar sobre Sophia Amoruso ou provavelmente sobre sua história que deu origem ao livro #GIRLBOSS, mas antes que comecemos a falar sobre ele, é importante dizer que esse livro não se trata de uma autobiografia, tão pouco de um manual de "como ficar rica rapidamente", como a própria já declarou. 



22 anos, um histórico de vida um tanto quanto intenso (isso inclui pequenos furtos e viagens a base de carona), vários meios-trabalhos como experiência, uma hérnia e a aceitação de que ela precisava de um trabalho com seguro-saúde. Esses são os principais fatos que levaram Sophia a ser a Girl Boss que inspirou uma legião de leitores e fãs da loja gringa Nasty Gal, a qual ela fundou em 2006, no tempo livre do trabalho, onde ficava checando roupas vintages. 


O primeiro projeto da loja foi no site eBay e as vendas funcionavam com garimpos de Sophia em brechós. O motivo por tudo ter dado mais certo do que errado? Dedicação. E na primeira parte do livro já é possível ver isso, com uma frase de Sophia: "Uma #GIRLBOSS é responsável pela própria vida. Ela consegue o que quer porque trabalha para isso." 




Ao contrário das outras lojas da época, também hospedadas no eBay, Sophia procurava diferenciais: nas fotos, nas peças, nas produções das modelos (maquiagens, poses...), nas divulgações, na descrição das peças e até mesmo no modo como elas eram empacotadas. No livro, ela relata que na agitação do início da loja, ela passava horas e horas em frente ao computador, editando e postando novos itens. Se não fosse fazendo isso, provavelmente ela estaria buscando novas peças em brechós. 
Em uma dessas buscas, Sophia chegou a comprar uma jaqueta original da Chanel por oito dólares e conseguiu vende-la em um lance no eBay por 1.500 dólares. Sim, o esforço estava valendo a pena!



Esse era um livro que já estava na minha lista de 
"preciso ler" há um bom tempo, e quando o li, minhas expectativas haviam sido alcançadasÉ realmente uma história inspiradora. O sucesso de Sophia pode ter sido um tanto quanto diferente, mas ao mesmo tempo nos mostra que não se trata de popularidade, conhecimento ou coisas do tipo, mas sim sobre esforço dedicação. Essa é a principal mensagem do começo ao fim de #GIRLBOSS. Ninguém acreditava nela, nem mesmo seus pais, e mesmo assim, ela chegou onde chegou. E segundo a mesma, não se tratou de sorte, foi apenas a magia dos pensamentos positivos e trabalho contínuo. 

  

Além disso, ao longo de #GIRLBOSS você verá fotos, frases de reflexão (que vale a pena serem guardadas - são grandes aprendizados) e relatos de verdadeiras GIRLBOSSes. Ele conta, em geral, em seus onze capítulos 247 páginas, todo o caminho que Sophia percorreu, as experiências que viveu e como ela faz para levar tudo da melhor forma. 


 
   
  


Há pouco tempo, foi lançado no 
Netflix a série com base no livro, e já vi muitas críticas negativas sobre a mesma, por inúmeros motivos, mas principalmente pelo modo como Sophia é. O livro em si é muito interessante por passar lições de autoconfiançaempenho e como se arriscar e não levar tudo tão a sério, mas claro, sabendo quando ser responsável o bastante para obter seu tão almejado sucesso. A única parte onde podemos ver a semelhança que muitos falaram sobre a série, é no capítulo onde ela fala sobre suas experiências como contratante, onde ela se mostra um pouco "direta demais". 




Se Sophia não tivesse criado uma loja em um site onde outras milhares de lojas já existiam, provavelmente ela teria continuado de trabalho em trabalho, sempre buscando algo que ela mesma não sabia. Mas uma simples iniciativa, um ato de autenticidade e uma tentativa que ela nem sabia no que daria, mudou sua vida inteira. Não foi sobre se comparar à outras lojas, foi expor seus conhecimentos.  Ela não buscava sucesso, mas o alcançou e isso são consequências. Portanto, como maior aprendizado dessa leitura totalmente leve, descontraída e divertida, digo que: tente. Existem milhares de tentativas esperando por você, e como nossa inspiração de Girl Boss cita no livro: "Loucura é fazer a mesma coisa todos os dias e esperar resultados diferentes.", então futura Girl Boss, tente algo novo TODOS os dias, dessa forma você encontrará onde melhor se encaixará.



Autora: Sophia Amoruso | Editora: SEOMAN | Ano de edição: 2015 | Preço Saraiva: R$25.20



Eu comecei a ter muitas perspectivas diferentes após terminar o livro, todas elas muito positivas, portanto, super recomendo! 

E você, pretende ler ou já leu? Conta aí! 

Mil beijos, 
Letícia Costa 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários